segunda-feira, 19 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - TV

 
   Eu escolhi o cartoon chamado TV, que foi publicado na revista TV Ethnos, em 2007, e criado  por Panos Maragos. Nesta imagem, eu vejo um homem pequenino em cima de uma televisão, um homem, um pouco maior, em cima de um rádio, e outro homem, ainda maior, em cima de um livro. Estes homens estão a receber medalhas, aqule que está em cima da televisão, ganhou a medalha de ouro, o  que está em cima do rádio, ganhou a medalha de prata, e o que está em cima do livro, ganhou apenas a medalha de bronze.
     Acho que esta imagem quer dizer que as pessoas veem muita televisão e leem pouco. Mas é engraçado ver que o homem que ficou em primeiro lugar é baixinho e que o que ficou em terceiro lugar é muito alto. Mesmo sem medalhas, ler livros faz crescer.

Luís Amorim - 9.ºB

quinta-feira, 8 de março de 2012

4.ª sessão - cartoons - Desmatamento


      O autor deste cartoon intitulado “Desmantamento” é Jarbas Domingos de Lira Junior, um artista brasileiro. Esta imagem foi publicada no jornal Diário de Pernambuco no ano de 2007.
     Esta imagem chamou-me a atenção devido à sua cor intensa e pormenor do desenho. Neste cartoon vejo um homem e a Morte, o homem está com um machado a cortar a única árvore que resta de um monte de árvores e a Morte está com uma foice a cortar o homem. Atrás deles (do homem e da Morte) veem-se árvores a serem queimadas.
     O cartonista, com este cartoon, quer criticar o facto de as pessoas estarem a estragar o ambiente e o mundo, pois cada vez mais nós não ligamos ao facto de estarmos a poluir demasiado o planeta e esquecemo-nos das consequências que a poluição do ambiente pode trazer para às gerações futuras.
     Este cartoon diz-nos que, quanto mais cortarmos árvores e estragarmos a Natureza, mais nos “estragamos” a nós próprios, pois estamos a destruir as árvores e, consequentemente, o nosso planeta. Sem o oxigénio que estas produzem, não podemos viver e também se condenam à morte todos os animais que vivem nos locais onde são abatidas
     Eu escolhi este cartoon por ser emotivo e representar um tema muito atual e ao qual devíamos estar atentos.






Vitor Miquelino 9ºB